quinta-feira, 18 de julho de 2013

Relação entre as Artes: Egípcia, Grega & Romana

GRUPO: Andreza, Diego Dognini, Diego Oscar e João Vitor


 Relação Musical

                Os registros musicais das três artes eram através de: pinturas nas paredes ou registros literários. Assim, podemos saber nos dias de hoje que instrumentos se utilizavam naquela época. As artes no geral se desenvolveram antes de Cristo e estas, estavam ligadas ao dia-a-dia do povo antigo, fazendo com que eles não fossem uma classe suprema dentro da sociedade.
                Os instrumentos dessa época produziam sons parecidos, mas apresentavam formas diferentes. Dentre eles podemos citar a lira e a flauta, que foram os mais comuns dentro das três Artes (Egípcia, Grega e Romana). Sendo que esses eram tocados em rituais.

                Uma questão muito importante é que a música Grega influenciou a música Romana. Já que uma busca inspiração na outra.

Relação Arquitetônica

                A arquitetura dessa época está de certa forma relacionada com a matemática. Nas construções, as três artes apresentam elementos da matemática sejam eles em: ângulos, raios, comprimento, largura e etc. Mas esses possuem uma extrema relação com o campo da geometria matemática.
                Nessa época se faziam construções sólidas que permanecem até os dias atuais e quem sabe irão permanecer por mais algumas décadas. Afinal, essas passavam, muitas vezes, por até três ou quatro gerações e ainda não eram concluídas.
                Uma característica marcante, quanto às construções, era a leveza e o estilo apresentado em cada uma delas. Essas eram de diversas formas e tamanhos, dificilmente, uma igual a outra.


Relação Escultural

                Em suas esculturas, os egípcios, costumavam representar os faraós e os seus deuses, na maioria das vezes eram mostrados de frente e sem demonstrar emoção alguma. Com isso eles queriam mostrar uma visão de imortalidade.

                Já os gregos, faziam suas esculturas mais detalhadas para que suas obras transmitissem uma grande noção de realismo. Em suas esculturas podemos observar diversos detalhes, como nervos, músculos, veias expressões e, até mesmo, sentimentos. A escultura grega era marcada pelo antropocentrismo, que foi uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega.

                Porém, na Grécia, as esculturas eram feitas em relevo e representavam acontecimentos históricos ocorridos em Roma, como por exemplo, as cenas de batalhas. Muitas vezes a escultura romana apresentava características fúnebres. Como os gregos, os escultores romanos buscavam sempre o realismo.

Relação entre Pintura

                As pinturas egípcias possuíam cores vivas e traços simples. Muitas das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides e retratava a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte e outros temas religiosos.

                Na arte grega o tema predominante era a figura humana. As pinturas eram feitas em preto com fundo vermelho ou em vermelho com fundo preto. Na fase helenística desapareceram a regularidade harmoniosa e o equilíbrio da fase clássica.

                Já na arte romana, a pintura possuía um efeito de tridimensionalidade, diferente dos egípcios que faziam suas pinturas em apenas duas dimensões. Usavam tintas produzidas a partir de materiais da natureza. Os temas da pintura romana foram as cenas do cotidiano, conquistas, e figuras mitológicas e religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário